sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Paris vaut bien une promenade

Paris vale um passeio...

Hoje andei por mais ou menos 2 horas na rua, sob uma temperatura média de 10ºC, o mapa não mostra todas minhas paradas, minha passagem pelo Correio (mais uns 10 min de caminhada pra trás do Trocadéro). Pra quem não conhece Paris, tanto faz, mas para quem conhece, pode imaginar que não demora 40 min para chegar da Torre até onde estou, ainda mais no frio... E parando para olhar lojas, comprar comida, vinho, água com gás...

Mas enfim, o mais importante é que eu fui até minha universidade, Paris 8 e, depois de muito ir e vir, vai na sala X, depois sala Y, depois volta na sala X porque faltou um documento que não era necessário, volta pra sala Y mas ela fechou para o almoço. Espera na bilbioteca, procura banheiro, volta na sala Y, faz a inscrição, vai pagar a Securité Sociale. Ufa!

Saí de la com a carteirinha de estudante, um livro emprestado da biblioteca, e a certeza de que agora deu certo! Na semana que vem eu tenho que ir em todos os cursos mais cedo para pedir aos professores que me aceitem mesmo 1 mês depois do início das aulas. E só depois disso vou saber como vai ser meu calendário.

Balaço do dia:

1 - Minha Universidade é de periferia. Saí da USP com um bando de bichos-grilo e fui parar no meio dos "mano". E sim, aqui eles também falam "mon frère" (meu irmão = mano; ou "mon cousin" = meu primo, mas aqui é igual...) uns aos outros. E falam como se estivessem latindo, não tem como explicar, vou tentar gravar para vocês entenderem.

2 - Paris tem um não sei o quê que me faz querer tomar vinho. Dois dias = duas garrafas. E sempre vinho nacional. Que coisa!

3 - Televisão é tudo a mesma porcaria. A mesma mesmo, acabei de colocar em um canal que ta passando novela da globo!!! To passada! E ainda passam propagandas de 2007.

4 - Hotel é um saco. Mas pelo menos minha cama não é menos do que eu. Se bem que um hotel 3 estrelas com vista para a Torre Eiffel nem é tãaaaao ruim assim...

5 - Você fala em Brasil, as pessoas pensam em Carnaval. Gostando ou não, é a imagem que o Brasil passa para todos.

6 - Brasileiro é que nem praga. Conheci uma no aeroporto (que me pediu ajuda pra telefonar), ouvi duas conversando no metrô ontem, conheci dois na faculdade (porque eu estava no lugar errado), uma no lugar certo para inscrição de estudantes estrangeiros, mais um tando conversando na faculdade e no caminho da Torre. A gente é que nem grama nessa cidade. Ou pombos...

7 - O último mas não o menos importante: Os Gaulese invadem Paris!!!

Já liguei para a casa onde vou ficar depois de domingo. Amanhã acho que ligo para a mãe de uma amiga. PRECISO começar a encontrar as pessoas conhecidas.
Andando no metrô nem parece que eu já saí dessa cidade. Nem parece que eu não vivi quase toda minha vida fora daqui (estou contando que já morei um ano por aqui...).

Paris 8

Asterix


La Tour Eiffel...

Acho que por hoje foi demais...

Beijos e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário