segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Banlieusarde...!

Quem conhece Paris sabe que os transportes públicos se dividem em seis zonas. Temos Paris, a cidade mesmo, que é compreendida pelas zonas um e dois, e o resto, que é a banlieue – a perifa - da cidade luz. Antes, bem antes, o que é definido como as duas primeiras zonas era a cidade, fechada por muros e portas (Paris intra muros), que hoje não mais existem mas que ainda definem o que é ou não o centro: quem está dentro e fora da cidade.

Aqui temos o famoso metrô, os ônibus e o RER – trens que cruzam a cidade e que levam as pessoas de uma periferia a outra.

Os moradores de Paris são como os moradores de São Paulo, ou você mora na cidade ou mora na roça, é um banlieusard. Parece que morar para dentro das portas te da um status de urbano, cool, de estar perto de tudo, de andar enlatado no metrô, e só pegar o trem para passear. E eu era uma delas.

Tudo começou quando eu me inscrevi na faculdade: o código postal de lá não é mais 75 (Paris), é 93 (Saint-Denis), mas pelo menos eu ainda passava a maior parte do tempo nas minhas zonas de conforto. Hoje tudo isso mudou, agora é certo dizer que eu faço parte da banlieue parisienne, ainda moro por aqui, mas passarei a maior parte do meu tempo na zona 4, onde começarei a trabalhar amanhã, fazendo o caminho inverso do cidadão comum que sai da periferia para vir até o centro. E não foi sem um certo pesar que mudei meu Navigo (bilhete único melhorado) de 1 e 2 para 1 a 4.
Bom, pelo menos eu não precisarei pegar meu carro, enfrentar a marginal e o engarrafamento de Sampa para ir trabalhar...


A é minha casa, B a faculdade e C o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário